quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Por que você não quer mais ir à Igreja?

Segue alguns trechos do livro "Por que você não quer mais ir à Igreja" de Wayne Jacobsen, colaborador de A Cabana, no qual João responde Jake sobre Deus. Uma observação: Jake é pastor batista!

"Caminhar na direção Dele é caminhar para longe do pecado. Quanto melhor você O conhecer, mais livre do pecado estará. Mas ninguém pode se afastar do pecado, Jake. Não com as próprias forças! Tudo o que Deus quer fazer em você será feito, contanto que você aprenda a viver em Seu amor. Toda ação pecaminosa resulta da desconfiança no amor e nas intenções de Deus em relação a você. Pecamos para preencher lugares perdidos, para tentar lutar por aquilo que achamos que é melhor para nós ou para reagir à nossa culpa e à nossa vergonha. Quando você percebe quanto Ele o ama, tudo isso muda. À medida que cresce sua confiança Nele, você vai se vendo cada vez mais livre do pecado."

"Pode ter certeza de que o ajudou de maneiras que você ainda não percebe. Ele o está libertando das coisas nas quais você costumava buscar segurança no passado. Elas impediam que Deus fosse para você o Pai que ele sabia que você desejava, e de qualquer forma eram falsas esperanças. Perdê-las é sempre doloroso, eu sei, mas você se engana quando pensa que Deus se virou contra você, ou que de certo modo o vem ignorando."

"O sofrimento muitas vezes indica que Deus está nos libertando de algo para que possamos segui-Lo e integrá-Lo mais profundamente em nossa vida. Caminhar com Deus sempre significa ir contra a maré. Não espere que a situação se adapte facilmente a essa jornada. Ela vai resistir a cada momento. Deus quer ensiná-lo a caminhar com Ele através de todas essas coisas, para que você possa conhecer a alegria e a paz que transcendem as circustâncias."

"Ele não define essas bênçãos nos mesmos termos que você. Ele o está guiando numa jornada mais longa do que você é capaz de imaginar. Continue seguindo-O e ficará absolutamente impressionado. A coisa mais difícil que vai aprender nessa jornada é a desistir da ilusão de controlar a própria vida ou de ser capaz de manipular Deus para que Ele o abençoe."

"Deus vai providenciar. Ele sempre faz isso. Só que você não fica sabendo. Se você não tem emprego nem seguro-saúde, isso não significa que Ele vai abandoná-lo. Se algumas pessoas estão destruindo a sua reputação, isso não quer dizer que elas terão a última palavra. Deus não é uma fada madrinha que recorre à varinha de condão para deixar tudo do jeito que queremos. Você não irá longe se questionar o amor de Dele por você todas as vezes que suas expectativas não forem atendidas. Ele é o seu Pai. Sabe bem melhor do que você aquilo que você necessita. Ele é um provedor muito melhor para você e para a sua família do que imagina. Está trazendo você para a vida com Dele e, em vez de livrá-lo dessas coisas pelas quais está passando, preferiu usá-las para lhe mostrar o que são a liberdade e a vida autênticas."

"Deus agoniza junto com você. Como não, se o ama? Ele não faz isso para você, mas está trabalhando em meio à imperfeição deste mundo para cumprir algo maior em você. Convença-se disso, e até o espinho das situações difíceis será polido. Você O encontrará no meio delas e O verá cumprir Sua meta sem o seu controle. É aí que a vida Dele começa de fato a tomar conta de você.

"E ainda seria capaz de desfrutar a presença de Deus enquanto Ele está resolvendo tudo. Você sente falta daquilo que os autores do Novo Testamento proclamavam: embora Deus não orquestre nossos sentimentos, ele os utiliza para levar a liberdade ao mais profundo do nosso ser. Se você caminhar ao lado Dele, em vez de afastá-Lo com queixas e acusações, ficará surpreso com o que Ele fará."

"Estou meramente ajudando-o a ver do que Deus é capaz na situação em que você se encontra. Ele não precisa que você finja. Você levantou algumas questões sinceras, e Deus é grande o bastante para lidar com elas. Não fuja do seu sofrimento nem tente escondê-lo Dele. Isso não vai impressioná-Lo e não ajudará você. Leve a sua raiva até Deus. Ele sabe como conduzí-lo em meio a tudo isso e lhe mostrar Sua glória de formas com as quais você nunca sonhou."

Nenhum comentário:

Postar um comentário