terça-feira, 19 de maio de 2009

Alguém que aceitou a Cristo mas não mudou. Eu conheço.

A minha vida toda depositei todo o meu crédito na idéia que uma pessoa que aceita a Cristo obrigatoriamente sente e as pessoas que convivem com ela percebem uma transformação de vida. Quando alguém, cristã, permanecia com os mesmos comportamentos, eu acreditava verdadeiramente que esta pessoa tinha se convencido e não se convertido. Ainda que esta expressão já esteja desgastada de tanto que é falada, ainda é a que mais encontro para este tipo de situação. No entanto, refletindo percebi dois pontos importantíssimos: 1) que quando eu separava os convencidos dos convertidos eu estava esquadrinhando o coração dos mesmos através de um raio x que eu arrogantemente fazia de seus comportamentos, função essa somente de autoridade do meu Senhor Jesus Cristo e 2) você conhece alguém que antes era boçal e depois que se converteu ficou o mesmo? uma pessoa que era arrogante, prepotente e que depois que aceitou a Cristo continuou do mesmo jeito? um amigo ou colega que falava uns palavrões, contava umas piadas "imorais" e que após "virar" cristão não acabou com esse comportamento? você, por exemplo, que anteriormente se masturbava muito e neste momento pensava em muiiiittaaa gente e que depois de se "batizar nas águas" não mudou praticamente nada? Um chefe, que se diz líder, que gritava e humilhava e que agora permanece do mesmo jeito? Um cara que dava em cima de muita garota, mesmo comprometido e não mudou? Pois é se você conhece, eu também conheço. E você já refletiu sobre várias pessoas que eram viciadas em álcool e depois de se reunir nos AA, mudou seu hábito, mesmo sem necessariamente aceitar a Cristo? Eu conheço. Você conhece gente que era viciada em drogas e que após ir ao fundo do poço e receber ajuda, essa pessoa tornou-se um ex-viciado sem com isso ter reconhecido Jesus como seu Salvador? Você tem conhecimento de alguém que era muito arrogante e depois passar por um grave problema (seqüestro, doença grave etc.) experimentou uma grande transformação e hoje é budista? Eu conheço. Você sabe de alguém que era todo torto e ao ir à uma palestra motivacional de auto-ajuda ou ler um livro do Dalai Lama, sentiu-se tocado e mudou de vida? Eu conheço.

Ora, se os relatos apresentados destes hipotéticos mas reais personagens são conhecidos, posso tirar uma grande conclusão que dificilmente será aceita pela turma míope evangélica: que não necessariamente uma transformação de vida ocorre ao aceitar a Cristo.

O fato de aceitar a Cristo como Senhor e Salvador de minha vida não traz consigo uma mudança de comportamento. É verdade que o fruto do Espírito produz comportamentos como a tolerância, paciência, domínio próprio etc. Mas não só o fruto do Espírito. Se assim fosse, alguém com todos os 9 produtos do fruto poderia ser considerado alguém cheio do Espírito Santo, mesmo sem antes crer em Jesus. Estes produtos podem ser frutos de um querer pessoal em mudar. Isto pode ser conseqüência de contatos com experiências que trouxeram um despertar à uma necessidade de mudar, que como vimos pode vir através de uma palestra, livro, ensinamentos diversos, conselhos, traumas etc.

Essas transformações podem também vir através do Espírito Santo, como produtos de seu fruto como já relatei acima.

Mas o que na verdade há quando aceitamos a Cristo? Que tipo de transformação posso assegurar que existe? a resposta é uma só: A SALVAÇÃO DA ALMA. Ou seja, a futura transformação da alma de alguém que ao morrer, morreu em Cristo. Quando alguém entrega a sua vida à Cristo, a sua alma é vendida à Deus pelo preço do sangue do Cordeiro. Ela torna-se separada para Deus. Morreu? Ele toma o que é dele. O que precisamos a partir daí é nos preocuparmos com nosso testemunho e nos policiar para gerarmos de forma perceptível as mudanças de comportamento apontadas como produtos do fruto plantado em nós do Espírito Santo de Deus.