terça-feira, 9 de junho de 2009

ôxe!!! E crente bebe???!!!!

"Porque Deus me é testemunha das saudades que de todos vós tenho, em entranhável afeição de Jesus Cristo" (Filipenses 1:8)

Neste retorno à cidade de Recife, acabei ficando um pouco mais. Já estou no 7º dia. Restam 5 para voltar a ver a minha espôsa e os meus filhos.

Mas está sendo profissionalmente compensador e neste domingo foi também pessoalmente gratificante.

Aqui em Recife reside um amigo que por 6 anos trabalhou na área de planejamento e orçamento de uma mega multinacional no ramo de bens de consumo, principalmente no segmento de higiene pessoal. Lá ele trabalhava com SAP R/3 e Microstrategy como ferramente de BI. No entanto, 70% de seus relatórios eram prontos no excel. Ele então percebeu que aquilo estava errado. E entendeu que algo semelhante ao usado em aviões deveria ser criado. Um piloto, por exemplo, não tem como "imprimir" relatórios sobre as condições do avião em pleno vôo. Ele possui, para auxiliá-lo, cockpits ou indicadores que informarão a ele se o que ele planejou está sendo cumprido ou não.

Esse cara passou, no início, por alguns problemas. Ele, ansioso, escolheu mal uma integradora de soluções em TI para ser sua distribuidora ao mesmo tempo que ele não tinha suporte para o crescimento.

Enfim, o negócio depois de 5 anos deu certo. Ele pensou em desistir 4 vezes. Mas hoje goza de seus acertos.

A empresa do qual trabalho é hoje cliente dele.

Em uma visita na semana passada, o presidente da empresa esteve e Recife. Nós viemos juntos no mesmo vôo. E eu fiz questão de apresentá-lo a esse meu amigo.

Ele, o presidente da empresa, ficou encantado com a ferramenta e fechou negócio. E eu fiquei responsável por implantá-la para na próxima reunião do comercial, a mesma ser usada.

Neste exato momento estou aqui em Recife no escritório deste meu amigo, trabalhando neste software, com uma visão da praia aqui no Recife antigo. A sala tem uma vidraça de 10 metros onde se tem uma fantástica visão panorâmica, lado a lado, do mar.

E neste domingo fui conhecer Olinda. Estou apaixonado particularmente por uma pousada chamada Pousada dos Quatro Cantos (www.pousada4cantos.com.br). Ela fica num casarão do século XIX. Foi um dos, se não o local mais aconchegante que já conheci.

Foi engraçado porque estava com uns parentes e meu tio dá maior valor tomar umas e outras. Nós fomos almoçar as 15 horas. Mas até lá, paramos em uns 5 bares. Cada barzinho aberto que se via, a gente sentava, contemplava o lugar, comentava as mesmas coisas de: "como vale a pena viver a vida para poder desfrutar de momentos como aqueles", e tomava umas 2 cervejinhas. Foi fantástico.

A minha tia perguntou: ôxe, e crente bebe? eu falei: "tia. no meu entender, a Bíblia se posiciona contra a enbriaguês, que é o estado em que o álcool toma conta de mim e eu a partir dalí me torno irresponsável com o que Deus me deu, que é meu corpo, o falar, o proceder etc. Então, evito beber até me embriagar pois há uma grande chance de dá um péssimo testemunho. Mas degustar uma bebida é algo que vejo de forma muito tranquila. Até porque o vinho tem um teor alcóolico muito maior que a cerveja. Os refrigerantes tem um teor de açucar e alguns de sódio que fazem muito mal etc etc etc. Vejo isso como preconceito, inteligência limitada na interpretação bíblica e falsa moral."

E foi isso. O domingo foi excelente. Tiramos um cochilo depois do almoço. Assistimos a dança dos famosos do Faustão, depois jantamos e eles foram me deixar no hotel.

Nós, crentes precisamos nos libertar de nossas ignorâncias bíblicas e admitirmos que muito do que cremos que a Bíblia proíbe vem do que nossos pais, pastores etc. nos ensinaram como sendo palavra de Deus e na verdade eram também o reflexo do que receberam de orientação de seus pais e líderes.

Usar passagens soltas para justificar uma orientação não vem de Deus. Vem da arrogância de imputar a você o que o orientador crer que é correto.

Um exemplo é o versículo abaixo. Muitos usam até a bebida forte. O vinagre e a uva são omitidos.

"De vinho e de bebida forte se apartará; vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte não beberá; nem beberá alguma beberagem de uvas; nem uvas frescas nem secas comerá." (Números 6:3)

Viva a Graça, viva a Misericórdia!