sexta-feira, 22 de maio de 2009

Após pecar, ore pedindo perdão e depois ore suplicando a Deus que ele suspenda o castigo ou o sofrimento provocado pelo pecado.

Texto abaixo extraído da Revista Ultimato/Abertura, pág. 3, Ano XLII - nº 318 - Maio-Junho 2009.

"Os cristãos mais sensíveis costumam orar depois de terem cometido algum pecado. São orações molhadas de lágrimas verdadeiras, o choro da tristeza provocada pelo arrependimento. Logo após o canto do galo naquela madrugada sombria, Pedro saiu da casa de Caifás "e chorou amargamente" (Mt 25.75).

Porém o pecador não vive só de orações de confissões de pecado. Outras orações são necessárias.
Ele precisa suplicar em alto e bom som que Deus suspenda o castigo ou o sofrimento provocado pelo pecado.

O exemplo mais dramático talvez seja aquela oração de Moisés, feita em Taberá, logo após a reclamação do povo contra o Senhor, que lhes dava todos os dias tudo que era necessário (água, maná, sombra, luz, orientação e proteção). O incidente está registrado no Pentateuco: "Quando o Senhor ouviu as suas reclamações, ficou irado e fez cair fogo em cima deles. O fogo queimou no meio deles e destruiu uma ponta do acampamento. Então o povo gritou, pedindo socorro a Moisés; Moisés orou ao Senhor, e o fogo se apagou" (Num 11:1-2, NTLH)

No capítulo seguinte há outro exemplo de orações posteriores ao pecado. Arão e Miriã criticaram Moisés, o irmão mais novo, por ter se casado com uma mulher da Etiópia, e também porque tinham inveja dele. Parece que o pivô do pecado era mais Mirião que Arão. Como consequência desse "momento de loucura", Miriã, que havia tomado conta do cestinho com o irmão recém-nascido colocado no rio Nilo, "foi atacada por uma terrível doença de pele e ficou branca como a neve". Então Arão pediu a Moisés que orasse em favor da cura de Miriã, o que de fato aconteceu (Nm 13.9-16).

Esse tipo de oração é lícito e nada impede que seja feito, porque a misericórdia de Deus dura para sempre.
Porém Deus NÃO SE OBRIGA a suspender o sofrimento pós-pecado. No caso de David, o salmista de Israel passou uma semana inteira deitado no chão orando pelo bebê fruto do seu adultério com Bate-Seba, e a oração NÃO FOI ATENDIDA.

(...)

O povo de Deus precisa aprender a fazer as orações posteriores ao pecado. E os ministros da Palavra devem encorajá-lo a orar desta maneira, em benefício do próprio rebanho."